A LEI NATURAL EM TOMÁS DE AQUINO: PRINCÍPIO MORAL PARA A AÇÃO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis
Autor: Lucas Duarte SILVA
Resumo:
O presente texto busca remontar a teoria da lei natural encontrada na questão 94 da Summa theologiae, de Tomás de Aquino, em especial como ela se torna um princípio básico para ação moral (execução e justificação). Para tanto, buscaremos mostrar: (i) como a lei é o resultado da atividade racional na medida em que é uma ordenação para ação; (ii) os preceitos deste princípio mais básico racional; (iii) e como o conteúdo dessa está associado com os outros tipos de lei. Por fim, deverá ficar claro que este princípio para ação tem validade universal e autoevidente.
Abstract:
This paper aims to reconstruct the natural law ?s theory available in 94 question Summa theologiaeof Thomas Aquinas, principally in the way that becomes a basic principle for moral action (execution and justification). For this, we will seek to show: (i) the law as a result of rational activity to the extent that is an ordination for action itself; (ii) the precepts of this rational basic principle; (iii) and how its content is associated with others types of laws. Finally, it’s important to make clear that this principle for action has universal and self-evident validity
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4563
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4563
Palavras-Chave: Lei natural, intelecto prático, ação.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions