CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE ?SITUAÇÃO? EM O SER E O NADA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.5 n.10 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Anderson Aparecido Lima da SILVA
Resumo:
Tomando como referência o livro O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica, de Jean-Paul Sartre, este artigo pretende analisar a noção de “situação”, buscando estabelecer as relações entre “liberdade” e “facticidade” que a constituem em seu cerne. A partir deste expediente, intencionamos compreender a possibilidade de uma escolha humana concreta e, correlatamente, as ambiguidades a ela inerentes. Para tanto, enfatizaremos as correspondências entre, por um lado, o “Em-si” e o “Para-si” e, por outro, entre os “coeficientes de adversidade” e os “campos de possibilidades”. Por fim, sugerimos que a investigação da noção de “situação” e de seu respectivo quadro acompanhou o escopo interrogativo da trajetória sartreana como uma questão fundamental.
Abstract:
Taking the Jean Paul Sartre’s book Being and Nothingness: An Essay on Phenomenological Ontology as reference, this article intends to analyse the ideia of “situation”. Firstly, the intention to set the interactions between “liberty” and “facticity” in an attempt to understand the possibility of a concrete human choice (as well asits ambiguities). This approach emphasizes the connections between the “Being-in-itself” and “Being-for-itself”, and also between the “coefficients of adversity” and “fields of possibilities”. Finally, we suggest that the investigation of the idea of “situation” and its framework is a key issue that is carried on in the development of the questioning scope of Sartre's trajectory.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4536
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4536
Palavras-Chave: Sartre. Situação. Liberdade. Facticidade.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions