CONSIDERAÇÕES ACERCA DA UNIDADE DA CONSCIÊNCIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.5 n.10 (2013) • Revista Kínesis

Autor: José Gladstone ALMEIDA JÚNIOR

Resumo:

A todo o momento temos inúmeras experiências conscientes. Neste momento, por exemplo, tenho uma experiência visual do computador, uma experiência auditiva do latido do meu cachorro, uma experiência da pressão que exerço sobre a cadeira e uma experiência do fluxo de pensamentos que me ocorrem. Contudo, existem filósofos que afirmam que estas experiências conscientes permanecem todas unidas numa espécie de estado consciente abrangente, e outros filósofos que afirmam a existência de “micro-consciências” associadas com cada experiência consciente que não são necessariamente interligadas e em sua maioria são autônomas. Isto é, alguns estudiosos defendem que a consciência é una, e outros defendem que ela é fragmentária. Neste artigo, apresentaremos as concepções unitária e fragmentária da consciência e discutiremos os problemas suscitados por cada uma.

Abstract:

At every moment wehave a number of conscious experiences. Atthis moment, for example, I have a visualexperience of a computer, an auditory experience of my dog’s barking, an experience of pressure that I exert on the chair and an experience of flow of thought happening in my mind. However, there are philosophers that claim that these conscious experiences hangtogether into a kind of embracing conscious state,and other philosopherswhoclaim the existence of micro-consciousnessassociated with each conscious experience,not necessarily interlinked, and the most of them are autonomous. That is, there are researchers holdingthat the consciousness is one and united, and others holdingthat the consciousness is fragmentary. In this paper we’ll introduce the unity and fragmentary conceptions of consciousness and we’ll debate the problems raised from each one.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4537

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4537

Palavras-Chave: Filosofia da Mente. Consciência. Unidade da Consciência. Blocos de Construção da Consciência.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions