REPRESENTAÇÕES PROTOTÍPICAS E O EXPERIMENTO DE PENSAMENTO DAS TERRAS GÊMEAS
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013): Edição Especial • Revista Kínesis
Autor: Samuel de Castro Bellini-Leite
Resumo:
O experimento de pensamento das Terras Gêmeas é usado como um dos fortes argumentos a favor da tese de que significados não estão na cabeça, cérebro ou mente. Neste artigo este argumento será considerado, e será criticado a partir de uma análise de exemplos nos quais a referência de um termo no mundo não possui essência fixa e as definições são imprecisas. Em contraste, será argumentado que o significado está ligado a representações internas prototípicas individuais.
Abstract:
The Twin Earth thought experiment is used as astrong argument for thethesis that meanings are not in the head, brain or mind. I will consider the argument, and criticizeit based on analyses of examples on which the reference of a term in the world does not have a fixed essence and its definitions are imprecise. In contrast, I will argue that meanings are related to individual internal prototypical representations.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4522
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4522
Palavras-Chave: Terras Gêmeas, Representações prototípicas e Significado.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions