ARISTÓTELES E O DIREITO NATURAL NA RETÓRICA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013): Edição Especial • Revista Kínesis
Autor: Tania Schneider da Fonseca
Resumo:
Este artigo pretende analisar um dos temas mais discutidos e controversos do pensamento aristotélico, a questão do direito natural. Aristóteles discute o tema nas seguintes obras: Ethica Nicomachea [EN], Magna Moralia [MM], Retórica [Ret] e Política [Pol]. É apenas na Ret que a lei natural é definida como imutável. Nas outras obras ela é apresentada por Aristóteles como uma lei variável. A questão a ser investigada consiste em saber se as passagens presentes na Ret que apresentam exemplos de lei natural [Antígona, Empédocles e Sófocles] podem ser lidas como pertencentes ao pensamento de Aristóteles.
Abstract:
This article aims to investigate one of the most discussed and controversial topics of Aristotelian thought, the question of natural right. Aristotle discusses the theme in the following works: Ethica Nicomachea [EN], Magna Moralia [MM], Rhetoric [Ret] and Policy [Pol]. It is only in Retthat the natural law is defined as immutable. In others works Aristotle defines it as variable law. The question to be investigated is whether the remarks in Retthat presents examples of natural law [Antigone, Sophocles and Empedocles] can be read as belonging to the Aristotle’s thought.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4523
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4523
Palavras-Chave: Lei natural, Antígona, Empédocles, Alcidamas
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions