SANTO AGOSTINHO: A RELAÇÃO MORAL COM O MUNDO NA ORDEM DO FRUI AUT UTI
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Carlos Eduardo Bernardo
Resumo:
Tencionamos com este breve escrito abordar a questão acerca da relação do sujeito com o mundo no âmbito da ordem moral segundo a concepção que dela faz Santo Agostinho, o Mestre do Ocidente. Este tema esteve presente durante toda a carreira do bispo de Hipona assumindo formas diversas e adquirindo nuanças distintivas de acordo com as polêmicas em que se envolvia Agostinho na defesa da fé cristã; porém, acreditamos que a concepção de frui aut uti – segundo a formula latina: uso e fruição – perpassa basicamente toda a sua produção teóricoliterária, e, se inscreve na construção agostiniana de uma ordem moral, ética cristã, ordem que abarca todas as relações, transpessoais, interpessoais, e, por fim, subpessoais, noutras palavras, esta ordem envolve todas as relações possíveis ao homem, segundo o Bispo de Hipona, a relação entre o homem e Deus, entre homem e seus semelhantes e entre o homem e as demais criaturas. Para a consecução deste projeto efetuaremos uma análise exegética de De Doctrina Christiana (I. 20,22), buscando subsídios noutros escritos de Agostinho, sobretudo Confessione e De Civitate Dei através dos quais pretendemos legitimar através do itinerário deste escrito a atualidade da tese agostiniana tendo em vista os graves distúrbios na ordem das relações facilmente detectáveis na Modernidade. Embora saibamos a grandeza das dificuldades implícitas em semelhante proposta e nas discussões dela decorrentes.
Abstract:
We intend with this sort paper to address the question about the subject’s relation tothe world within the moral according to the conception that it is St. Augustine, Master of the West. This theme was present throughout the career of the Bishop of Hipone assuming various forms and getting distinctive nuances according to the controversiesthat Augustine was involved in defending the Christian faith; however, we believe that the design of frui aut uti –according to the latin formula: use and enjoyment –basically permeats all its theoretical and literary production, and falls in the construction of an Augustinian moral, ethical Christian order that encompasses all relationships, transpersonal, interpersonal, and, finally, subpersonal, in other words, this order involves all possible relations to man, according to the Bishop of Hippo, the relationship between man and God, between man and his fellow men and between man and other creatures.To achieve this project we Will make to analysis of exegectical of De Doctrina Christiana(I. 20,22), seeking subsidies in others writings of Augustine, particularly Confessioneand De Civitate Dei through wich we intend to legitimize through this journey of writing the present thesis Augustinian in view of the serious disturbances in the order of relation easily detectable in Modernity. Although we know the greatness of the difficulties implied the such proposal and discussions entailed.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4496
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4496
Palavras-Chave: Amor, Fruição, Utilidade/Uso, Deus, O Próximo e Mundo.
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