O A PRIORI (OU TÉDIO) EM ENDGAME COMO CRÍTICA DA REALIDADE, DA ARTE E DA FILOSOFIA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Felipe Rezende da Silva
Resumo:
Trata-se de compreender a importância do tédio na obra teatral Endgame (1957), de Samuel Beckett, a partir do ensaio “Tentando entender fim de partida” (1958), de Theodor W. Adorno. Como veremos, Adorno vislumbra na obra beckettiana um importante ponto de referência de uma virada estética que põe em xeque a realidade, a filosofia e a própria arte. Partindo do tédio moderno como elemento estruturante de sua obra, Beckett traz à tona o malestar objetivo do esclarecimento como impossibilidade de significado na vida humana em um mundo totalmente desencantado. Na era da falência da metafísica, as categorias tradicionais da filosofia (o universal e o imutável) e da arte (coerência, hermeticidade e necessidade), devedoras de um esteio metafísico para até então se sustentarem, tornam-se insuficientes para compreender criticamente a realidade perante a predominância de um novo paradigma ontológico que assombra a humanidade: o incontestável tédio da existência em uma realidade sem mistério e transcendência. È justamente esse o ponto crítico que Beckett toma como mote de sua peça para instigar a arte e a filosofia a repensarem a possibilidade de resistência ao estado de coisas imperante.
Abstract:
It is about understanding the importance of boredom in the play Endgame (1957), by Samuel Beckett, from the essay "Trying to understand order of departure" (1958), by Theodor W. Adorno. As we shall see, Adorno sees in the beckettian work an important reference point for an aesthetic turning that calls into question the reality, philosophy and art itself. Starting from the modern boredom as a structuring element of his work, Beckett brings up the objective malaise of enlightenment as the impossibility of meaning in human life in a world totally disenchanted. In the age of the bankruptcy of metaphysics, the traditional categories of philosophy (the universal and unchanging) and art (coherence, hermeticity and necessity), borrowing a metaphysical basis to support themselves until then, become insufficient to critically understand the reality before the predominance of a new ontological paradigm that haunts humanity: the undeniable boredom of existence in a reality without mystery and transcendence. It is precisely this critical point that Beckett takes as part of its motto to instigate art and philosophy to rethink the possibility of resistance against the prevailing state of things.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4500
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4500
Palavras-Chave: Teoria crítica, Teatro do absurdo, Tédio moderno.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions