O HOMEM: O SER DO TRABALHO NA SOCIEDADE CIVIL BURGUESA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Jean Michel de Lima Silva
Resumo:
A presente pesquisa traz uma análise sobre a efetivação da liberdade no interior da sociedade civil burguesa, mais especificamente no Sistema das Carências, bem como sua relação direta com o trabalho livre. Para tanto, foi necessário à utilização da obra: "Linhas fundamentais da filosofia do direito ou Direito natural e ciência do Estado em Compêndio" do autor Georg Wilhelm Friedrich Hegel. O objetivo é demonstrar o aspecto espiritual do trabalho, este que para Hegel assume um valor fundamental de libertação, pois possibilita ao homem se erguer de uma pura determinação imediata e natural para uma esfera de criação da cultura. O método de exposição da presente pesquisa se dá na forma da Dialética especulativa que ressalta o movimento de libertação exposto no Sistema das Carências através do trabalho. Portanto, o trabalho adquire um aspecto positivo que possibilita o eu (ich) alcançar a satisfação das necessidades sociais, tendo como resultado a libertação da natureza.
Abstract:
This research brings an analysis about the effectuation of freedom within the civil bourgeois society, more specifically in the System of Deficiencies, as well as its direct relation with the free work. For that, it was necessary the use of the work: “Elements of the Philosophy of Right” of Georg Wilhelm Friedrich Hegel. The aim is to demonstrate the spiritual aspect of the work, which assumes a fundamental value of liberty for Hegel, because it allows men lift from a pure, immediate and natural determination to the sphere of culture creation. The method of exposure of the present research is in the form of speculative dialectics which highlights the liberation movement exposed in the System of Deficiencies through the work. Therefore, the work acquires a positive aspect which enables the “me” (ich) to achieve the satisfaction of social needs, having as a result the liberation of nature.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4502
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4502
Palavras-Chave: Homem, Carências, Trabalho, Liberdade
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions