A LINGUAGEM INCIPIENTE OU A FORMAÇÃO DA MENTE PRIMIGÊNIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 08 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Sergio Nunes

Resumo:

Procuramos explicitar a estrutura e a formação da mente primigênia no seu estágio primário, ainda na fase dos bestiones que compõem a idade dos deuses no seu nível mais básico, como mente adaptativa no meio ambiente e sua relação taxonômica com a natureza. Elucidar esta estrutura, tarefa esta, a que nos propomos tendo em vista os subsídios teóricos que proporcionariam a problematização de questões eminentemente atuais, como a formação de uma adaptabilidade ecológica dos vegetais na sua relação com o meio, bem como da inteligência artificial a partir de seu aparato elétrico-eletrônico pelo homem fabricado.

Abstract:

The structure and formation of the primigenic mind in its primary stage will be explicited, still in the “bestiones” phase which compound the gods age in its most basic level, as an adaptative mind in the environment and its taxonomic relation with nature. The proposal is to elucidate such structure, based on the theoretical subsidies that would proportionate the problematization of eminently current questions, such as the formation of an ecological adaptability of the plants in their relation with the environment, as well as of the artificial intelligence from its electric-eletronic apparatus manufactured by the man.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n08.4480

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4480

Palavras-Chave: Mente primigênia, Bestiones, Linguagem, Engenho, Senso comum.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions