FEYERABEND E A CRITICA ÀS CONDIÇÕES EMPIRISTAS DE REDUÇÃO INTERTEÓRICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 08 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Tiago Luís Teixeira de Oliveira

Resumo:

Neste artigo farei uma breve exposição dos modelos de redução teórica de Hempel e Nagel e de dois exemplos históricos propostos por Feyerabend para sugerir a insuficiência de tais modelos para advogar um progresso científico. Argumentarei que Feyerabend não consegue refutar totalmente a lógica da redução pelos exemplos dados, contribuindo, no entanto para enfraquecê-la. Concluirei que uma possível contribuição da crítica feyerabendiana se traduz no campo da virtude epistêmica de evitar o dogmatismo.

Abstract:

In this paper I will do a briefly exposition about Hempel’s and Nagel’s theory of reduction and also about two historical examples proposed by Feyerabend in order to suggest the insufficiency of those models in claim scientific progress. I will argue that Feyerabend didn’t refute totally the logical of reduction with the given examples, contributing, however, to weaken it. I will conclude that a possible contribution from feyerabendian’s criticism is seen on the field of epistemical virtue of avoid dogmatism.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n08.4489

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4489

Palavras-Chave: Feyerabend. Progresso científico. Redução. Explicação.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions