UMA NOTA SOBRE A VISÃO DA FILOSOFIA COMO UMA ?ARTE DE VIVER?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis
Autor: André Oídes Matoso e Silva
Resumo:
Este artigo faz uma comparação entre a antiga noção estoica da filosofia entendida como uma “arte de viver”, retomada por autores contemporâneos como Michel Foucault e Pierre Hadot, e a atual filosofia acadêmica. O artigo sugere que essas duas formas de enxergar a filosofia não são mutuamente excludentes e que é possível adotar uma visão da filosofia como arte de viver na atualidade, embora essa visão extrapole os limites da prática acadêmica.
Abstract:
This article makes a comparison between the ancient stoic notion of philosophy as an “art of living”, reassessed by contemporary authors such as Michel Foucault and Pierre Hadot, and today’s academic philosophy. The article suggests that these two ways of seeing philosophy are not mutually excludent and that it is possible to adopt a view of philosophy as an art of living in the present day, although this view extrapolates the limits of academic practice.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4465
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4465
Palavras-Chave: Filosofia, Arte de Viver, Michel Foucault, Pierre Hadot, Estetização da ética.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions