HUME E LEIBNIZ: ENTRE O INATISMO E O EMPIRISMO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis
Autor: Suzane da Silva Araújo
Resumo:
Nosso texto busca fazer uma análise das hipóteses levantadas, para as explicações acerca da origem das ideias e de suas conexões, pelo filósofo David Hume (um dos principais representantes da corrente de pensamento empirista na modernidade), e, Gottfried Leibniz, que, junto com Descartes, apresenta, em suas obras, as principais teorias da corrente de pensamento racionalista. Para isso, encontramos a base de nossa proposta na Investigação sobre o entendimento humano, de Hume, e nos Novos ensaios sobre o entendimento humano, de Leibniz. Como sabemos, a obra de Leibniz aqui referida é uma tentativa de refutação do Ensaio acerca do entendimento humano, de Locke, o que pode nos levar a fazer algumas referências ao precursor de Hume, e, também, a René Descartes, uma vez que o Ensaio de Locke foi escrito com o objetivo de combater o cartesianismo, e, mais diretamente sua teoria de que nossas ideias seriam inatas. Embora nosso texto envolva quatro filósofos, a preocupação que nos move recai sobre Hume e Leibniz, servindo-nos Locke e Descartes, apenas, como pontos de apoio, devido o entrecruzamento entre suas teorias.
Abstract:
Our text seeks and their connections to analyze the hypotheses for explanations about the origin of ideas, by the philosopher David Hume (one of the leading representatives of the empiricist school of thought in modern times), and Gottfried Leibniz, who, along with Descartes presents in his works, the main current theories of rationalist thought. For this, we find the basis of our proposal in Research on Human Understanding, Hume, and New Essays on Human Understanding, Leibniz. As we know, the work of Leibniz referred to here is an attempted refutation of the Essay Concerning Human Understanding, Locke, which can lead us to make some references to the precursor of Hume, and also to Rene Descartes, since theLocke's Essay was written in order to combat Cartesianism, and more directly his theory that our ideas were innate. Although our textinvolves four philosophers, the concern that the move is on Hume and Leibniz, serving in Locke and Descartes only as points of support, because of the interweaving of their theories.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4468
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4468
Palavras-Chave: Ideias, Empirismo, Sentidos, Inatismo.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions