BAUDELAIRE E A MODERNIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE WALTER BENJAMIN E MICHEL FOUCAULT
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis
Autor: Rafael Nogueira Furtado
Resumo:
O respectivo artigo tem por objetivo expor e confrontar as análises realizadas por Walter Benjamin e Michel Foucault a respeito de Baudelaire e suas reflexões sobre a Modernidade. Trata-se de evidenciar o modo como cada teórico apropriou-se do pensamento de Baudelaire, tendo em vista a problemática a eles comum da crítica à Modernidade. Ao longo deste escrito, o pensamento de Benjamin e Foucault foi apresentado separadamente, para que ao final aproximações e distinções pudessem ser estabelecidas. Com isto, visa-se lançar luz sobre aspectos específicos de suas obras, delimitando e esclarecendo argumentativamente seus conceitos. Como metodologia utilizou-se a análise de textos dos referidos autores e seus comentadores.
Abstract:
This paper aims to expose and comparethe analyses of Walter Benjamin and Michel Foucault about Baudelaire and the theme of Modernity in his writings. It consists in revealing how these authors approach on Baudelaire’s thought, pondering on a common issue: the philosophic critic of Modernity. Throughout this paper, Benjamin and Foucault’s analyses were exposed separately, so that in the end they were compared, making possible to outline differences and similarities between their thoughts. Thus, it’s expected to enlighten particular aspects of their work, delimiting and elucidating concepts. As methodology, texts from theses authors were analyzed, as well as from their commenters.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4475
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4475
Palavras-Chave: Baudelaire. Benjamin. Foucault. Modernidade.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions