AÍSTHESIS: A MEDIDA DA AFECÇÃO (PÁTHOS)

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Gislene Vale dos Santos

Resumo:

Este artigo propõe compreender a aísthesis (sensação/percepção) desde os limites fixados por Platão, no Teeteto, ao descrever a teoria do homem-medida de Protágoras. Apresenta, nesse sentido, uma articulação entre os pensamentos parmenidiano e heraclitiano, alicerces a todas as phantasíai (aparecimentos) construtoras tanto do aparecer fenomênico, defendido pela sofística, quanto da filosofia platônica que vige no Teeteto.

Abstract:

This paper aims to comprehend the aísthesis (sensation/perception) from the limits fixed by Plato in “Theaetetus” when describes the Protagoras’ men-measure theory. It's shown, in this sense, an articulation between the Parmenidean’s and Heraclitean’s thoughts, the basis for all the phantasíai (appearings), builders of both phenomenal appearing (defended by sophistry) and the platonic's philosphy, that is holded in “Theaetetus”.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4420

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4420

Palavras-Chave: Aísthesis, Afecção, Homem-medida, Protágoras

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions