NOTAS SOBRE O CONCEITO DE IMAGEM DO PENSAMENTO DE DELEUZE EM PROUST E OS SIGNOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Bernardete Oliveira Marantes

Resumo:

Este texto examina o conceito criado por Gilles Deleuze, a imagem do pensamento, em sua obra Proust e os signos. A obra literária de Marcel Proust, À la recherche du temps perdu, foi um farol que iluminou o pensamento deleuziano; e além da Recherche inaugurar uma profícua relação entre Deleuze e as artes, ou ainda, entre Deleuze e o fora (da filosofia), ela foi uma das grandes fontes de inspiração na grande obra imediatamente posterior de Deleuze, a Diferença e repetição.

Abstract:

This paper examines the concept created by Gilles Deleuze, the image of thought in his book Proust and Signs. The literary work of Marcel Proust, À la recherche du temps perdu, was a guide that stimulated the Deleuzian thought, and beyond Recherche inaugurating a fruitful relationship between Deleuze and the arts, or even between Deleuze and the outside (of philosophy), it was one of the greatest sources of inspiration in the great work of Deleuze, Difference and repetition.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4427

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4427

Palavras-Chave: Deleuze, Proust, Imagem do pensamento

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions