DELEUZE E LEWIS CARROLL: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis
Autor: Luiz Henrique Monzani
Resumo:
Este artigo pretende articular algumas aproximações entre filosofia e literatura, através do filósofo Gilles Deleuze e do romancista Lewis Carroll. A Lógica do Sentido abre com um elogio ao mestre do non-sense, e a partir dela traça algumas considerações como, por exemplo, acerca do paradoxo. Assim, em primeiro lugar, pretende-se extrair através dos jogos de linguagem usados por Carroll os conceitoschave que marcam sua obra para, em seguida, ver como eles são retomados por Deleuze e, por fim, ver qual o ponto de convergência destes autores de campos tão diferentes.
Abstract:
This articles intends to articulate some connections between philosophy and literature through the works of Gilles Deleuze and Lewis Carroll. The Logic of Sense opens with a praise towards the master of non-sense and draws from it some considerations as about paradox. Therefore, in first place we intend to extract through the language games used by Carroll key concepts that mark his work to see how they are taken up by Deleuze and lastly to see what is the convergence point between these two authors.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4428
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4428
Palavras-Chave: Deleuze, Carroll, Paradoxo, Opinião
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions