UMA INTRODUÇÃO À LÓGICA DA FILOSOFIA DE ERIC WEIL
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis
Autor: Renato Silva do Vale
Resumo:
O presente artigo pretende expor as considerações sobre a Lógica da filosofia de Eric Weil, originalmente publicada em 1950 e sua contribuição para a difusão do pensamento filosófico-político. Na Lógica da Filosofia, Eric Weil analisa e identifica dezoito atitudes-categorias filosóficas. Essas dezoito categorias formam, de alguma forma, as partes do discurso que o homem empregou na totalidade de sua história, partes que são maneiras de viver e de se compreender e compreender o outro. A intenção que o motiva é desenvolver, quanto à sua estrutura dialética, uma Lógica como diálogo, que venha a englobar diferentes maneiras de ser, de compreender, de falar e de agir.
Abstract:
This article intends to expose the considerations about the Logic of the philosophy of Eric Weil, originally published in 1950 and its contribution to the diffusion of the philosophical and political tought. In Philosophy of Logic, Eric Weil analyzes and identifies eighteen attitudes-philosophical categories. These eighteen categories are, somehow, the parts of speech that the man used in the totality of his history, parts that are ways to live and to understand himself and to comprehend the other. The intention that motivates him is to develop, as to its dialectical structure, a logic as a dialogue, which will include different ways of being, to understand, speak and act.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4430
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4430
Palavras-Chave: Lógica, Filosofia, Categoria, Atitude, Eric Weil
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions