QUANDO AS DIVINDADES SE HUMANIZAM: MITO, ÉTICA E HISTÓRIA EM ÉDIPO REI

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Tito Barros Leal

Resumo:

O artigo apresenta uma análise sobre o processo de transformação das mentalidades do homem grego na transição dos universos arcaico e clássico. Neste sentido, analisa-se a gradativa laicização dos processos sociopolíticos no universo cultural do dito período de transição a partir da efetivação do lógos como meio de reconhecimento da realidade e efetivação política na pólis. Analisar-se-á, ainda, numa perspectiva de história das mentalidades, o processo que levará o homem ao reconhecimento das suas historicidade e eticidade. As fontes escolhidas para o debate proposto são as tragédias sofoclianas, em especial Édipo Rei, e a ética aristotélica.

Abstract:

The article presents an analysis of the transformation in attitudes of the Greek man in the transitional period to Archaic Greece / Classical Greece. In this sense, it explores the gradual secularization of social and political processes in the cultural universe of these both periods of transition from the accomplishment of the logos as a means of recognizing the reality and effective polity in the polis. It will examine also the perspective of history of mentalities, the process which takes the man and the recognition of the human historicity and of ethics throughout the construction. The sources chosen for analyses in this process are the Sophocles’ tragedies and Aristotle’s ethics written.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4387

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4387

Palavras-Chave: Mitologia, Tragédia, Historicidade Ética, Édipo Rei

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions