HANNAH ARENDT: AS REVOLUÇÕES MODERNAS E O PROBLEMA DO ABSOLUTO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Jhonny Juliani

Resumo:

Este texto analisa as proposições de Hannah Arendt em relação às revoluções modernas e o problema do absoluto. Para tanto, centra-se no capítulo cinco, Fundamento II: Novus Ordo Saeclorum, do livro Da Revolução. A análise mostrou que a autora tem uma interpretação ímpar das revoluções modernas.

Abstract:

This text analyzes Hannah Arendt’s proposals in relation to the modern revolutions and the problem of the absolute. For in such a way, it is centered in chapter five, Foundation II: Novus Ordo Saeclorum, of the book On Revolution. The analysis showed that the author has an odd interpretation of the modern revolutions.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4397

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4397

Palavras-Chave: Hannah Arendt, Revolução Americana, Revolução Francesa

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions