TRAÇOS HERMENÊUTICOS PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO SAGRADO EM HEIDEGGER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Daniel S. Toledo

Resumo:

Este artigo apresenta uma reunião dos principais elementos potencialmente hermenêuticos presentes em quatro momentos ao longo do pensamento de Martin Heidegger: a indicação formal, a ciência do possível, a verdade e o acontecimento de apropriação. Estes elementos serão apresentados e conjugados visando favorecer a linguagem poética como modalidade de acesso ao fenômeno do sagrado.

Abstract:

This article presents a gathering of the main potentially hermeneutic elements made present in four moments along Martin Heidegger’s line of thinking: the formal indication, the science of possible, the truth and the appropriation happening. These elements will be presented and conjugated aiming to favour the poetic language as a form of access to the sacred phenomenon.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4401

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4401

Palavras-Chave: Heidegger, Sagrado, Hermenêutica, Poesia

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions