A MORTE DE EMPÉDOCLES DE HÖLDERLIN: A TRAGÉDIA COMO OBRA FILOSÓFICA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis
Autor: Theo Machado Fellows
Resumo:
Dividido entre a filosofia e a poesia, Hölderlin e seu drama incompleto A morte de Empédocles são hoje peças essenciais para se pensar o trágico na Modernidade. Ponte entre a nostalgia da Antiguidade e uma filosofia que nega o projeto metafísico do Idealismo Alemão – projeto que Hölderlin, ironicamente, ajudou a erigir – esta empreitada hölderliniana é uma singular investigação não somente da relação entre arte e pensamento, mas também coloca em questão a constituição da própria Modernidade.
Abstract:
Hölderlin and his incomplete drama The death of Empedocles are two essential pieces to think about the tragedy in our time. Born in the nostalgy of the Classical Antiquity, Hölderlin’s project reach at its end a entirely new conception of the relation between the men and the gods. This project can also be considered a very singular approach in the theme of tragedy, being of an extreme importance, not only to think about the relationship between art and philosophy, but also to the discussion of the constitution of Modernity.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4403
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4403
Palavras-Chave: Tragédia, Hölderlin, Estética, Idealismo Alemão, Trágico
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions