DISSOLUÇÃO E INDETERMINAÇÃO NA LITERATURA AMERICANA DO PÓS-GUERRA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis
Autor: Luis Fernando Catelan Encinas
Resumo:
Partindo do diagnóstico do fim da arte em Hegel, o presente artigo busca analisar o estatuto da arte no século XX, em especial, a literatura norte-americana produzida no pós-guerra. Neste sentido, procuraremos desenvolver uma discussão sobre o estatuto do romance contemporâneo a partir de obras de autores americanos tais como William Burroughs e Thomas Pynchon no intuito de apreender as novas estéticas e temáticas que surgem com o fim da II Grande Guerra. Finalmente, tendo em vista uma melhor compreensão dessas particularidades, serão feitos alguns apontamentos acerca das principais características que compõem o novo estatuto da literatura produzida no período do pós-guerra.
Abstract:
Starting from the diagnosis to the end of art in Hegel, this article examines the status of art in the twentieth century, particularly the American literature produced in the post-war period. In this sense, we aim to develop a discussion on the status of the novel from contemporary works by American authors such as William Burroughs and Thomas Pynchon in order to learn the new aesthetic and themes that come with the of World War II. Finally, in order to better understand these peculiarities, will be made some notes on the main features that make up the new status of literature produced in the post-war period.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4368
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4368
Palavras-Chave: Hegel, Fim da arte, Literatura americana, Burroughs, Pynchon
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