O PATOLÓGICO E O ANORMAL NO OLHAR DE MICHEL FOUCAULT: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis
Autor: Patrícia Celis Murillio
Resumo:
Nossa pesquisa resgata a identidade aprendiz da criança portadora de paralisia cerebral frente à urgência da sua construção motora e busca estabelecer os fatores que participam desta construção motora reconhecendo a criança não apenas pela falta dos movimentos, mas, como um sujeito singular e subjetivo. Assim investigamos a história clínica da paralisia cerebral e a colocamos diante das histórias de vida relatadas por portadores de paralisia cerebral e por suas mães, pois, entendemos que o processo de construção motora mescla-se a uma série de fatores que vem a inferir no desempenho motor da criança. Realizamos uma pesquisa de campo com seis crianças portadoras de paralisia cerebral e com suas mães, Nossa metodologia foi de caráter qualitativo com enfoque no trabalho terapêutico e nas entrevistas com as mães. Desta forma foi possível traçar uma relação entre desempenho motor, cognição, afetividade, aspectos clínicos, sociais e históricos da deficiência.
Abstract:
Our research rescues the apprentice identity of child’s carrier of Cerebral Paralysis in respect to the urgency of their motor construction and it searches to establish the factors that participate of that motor construction, recognizing the child not just by his/her movement’s need, but also as a singular and subjective subject. Thus, we investigated the clinical history of Cerebral Paralysis and we connected it with biographies related by carriers of cerebral and heir mothers, because we understand that the process of motor construction mixes with a set of factors that interferes in the child’s motor performance. We realized a field research with six kids with Cerebral Paralysis and their mothers. Our research with six kids with Cerebral Paralysis and their mothers. Our research was a qualitative was a qualitative one, focusing the physiotherapeutic work and the interviews with the mothers. So, it was possible to draw possible to draw a relation among motor performance, cognition, affection, and clinical, social and historical aspects of the deficiency.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4373
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4373
Palavras-Chave: Paralisia Cerebral, Identidade, Fisioterapia
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions