A COLISÃO DA LÓGICA COM SUA APLICAÇÃO: WITTGENSTEIN E O PROBLEMA DA INCOMPATIBILIDADE DAS CORES
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis
Autor: Anderson Luis Nakano
Resumo:
Trata-se de mostrar como a “colisão” da lógica com sua aplicação, no cenário do Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein, pode ser enxergada a partir do problema da incompatibilidade das cores. Exploraremos algumas soluções nos moldes tractarianos, verificando em que medida elas não satisfazem algumas exigências da obra. Também apresentaremos uma tentativa de solução do próprio Wittgenstein para o problema, mostrando como o filósofo percebe que tal solução não é satisfatória.
Abstract:
The present work aims at showing how the “collision” of logic with its application, in the scenario of Wittgenstein’s Tractatus Logico-Philosophicus, can be understood through the color incompatibility problem. We will explore some solutions within the tractarian framework, demonstrating how they do not meet certain requirements of the book. We will also present an attempt made by Wittgenstein to solve the problem, showing how the philosopher realizes that this solution is not satisfactory.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4374
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4374
Palavras-Chave: Wittgenstein, Tractatus, Problema da incompatibilidade das cores
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions