A CONDIÇÃO DO HOMEM NO ESTADO DA VIDA PRESENTE COMO DETERMINANTE PARA A TEORIA DO CONHECIMENTO TOMASIANA: SUMA DE TEOLOGIA Iª, 84
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis
Autor: André de Deus Berger
Resumo:
Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, o autor descreve o funcionamento deste ato, situando seu início na impressão causada pelos sensíveis nos sentidos, e, apontando como determinante para tal, a condição do homem no estado da vida presente como um conjunto composto de alma e corpo.
Abstract:
Inserted in the universitarian ambient of the XIIIº century of the christian occident, Thomas Aquinas throw himself to the front line of contests of his own time, proposing a critique to what he will name platonism and to the readings of Aristotle that he considerate completely wrong, imbued of interpretations from philosophers like Avicena and Averroes, who arrived to the Latin Europe in the last centuries of the medieval age. One of his targets is the consideration about the agent intellect and the intellection's act. In Summa Theologiae Iª, 84, the author describes the functioning of this act, situating his beginning in the impression that came from the sensitives in the senses, and indicating like crucial for this the human's condition in the present's life status like a whole composed by soul and body.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4334
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4334
Palavras-Chave: Filosofia, História da Filosofia Medieval, Tomás de Aquino (1225- 1274), Intelecção, Sentidos
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions