SABEDORIA TRÁGICA NO ÚLTIMO NIETZSCHE: O IMPULSO DIONISÍACO PARA A VIDA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Tiago Souza Machado Casado

Resumo:

Busca-se, com este artigo, discorrer sobre a noção de sabedoria trágica apresentada no último período da filosofia de Nietzsche, no qual o dionisíaco será reafirmado como elemento essencial na compreensão da existência como trágica, não mais necessariamente sob uma justificativa estética, mas a partir da compreensão do eterno retorno como condição do devir. Desse modo, Nietzsche passa a conceber uma existência trágica que consistirá na afirmação mais sublime à vida em toda sua estranheza e inesgotabilidade, afirmada no próprio vir a ser da existência como possibilidade de criar a vida artisticamente.

Abstract:

Search is, in this article, discuss the notion of tragic wisdom presented in the last sentence of Nietzsche's philosophy, in which the Dionysiac will be reaffirmed as an essential element in the understanding of existence as tragic, not necessarily in a more aesthetic reasons, but deeper understanding of the eternal recurrence as a condition of becoming. Thus, Nietzsche is to design a tragic existence that goes beyond the aesthetic conditions, but that statement is the most sublime of life in all its wonder and limitless, stated in the very likely to be of existence as possible to life artistically.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4336

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4336

Palavras-Chave: Trágico, Dionisíaco, Eterno-retorno, Existência

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions