DO SELF DE REPRESENTAÇÃO À CONSCIÊNCIA INCORPORADA: UMA PROPOSTA HEMENÊUTICA CONTEMPORÂNEA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Geraldo das Dôres de Armendane

Resumo:

Este ensaio trata da passagem da noção de um self de representação, forjada na modernidade, a partir de Descartes, para a concepção de uma consciência ecológica, impregnada e situada no espaço e no tempo. A noção de consciência incorporada é objeto de estudos por parte da hermenêutica contemporânea e das ciências cognitivas. Entre os estudiosos desse tema, destacam-se Gallagher, Marcel, Taylor e Hutto, entre outros.

Abstract:

This essay deals with the transition of the concept of one's selfrepresentation, forged in modernity, from Descartes, for the design of ecological awareness, impregnated and located in space and time. The notion of embodied consciousness is the subject of studies by the contemporary hermeneutics and science cognitives. Among scholars who this issue, we highlight Gallagher, Marcel, Taylor and Hutto, among others.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4339

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4339

Palavras-Chave: Self de representação, Consciência incorporada, Filosofia moderna, Hermenêutica contemporânea

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions