IDENTIDADE PESSOAL E CONTINUIDADE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis
Autor: Cristina Amaro Viana
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de analisar uma proposta de solução do problema da identidade pessoal ao longo do tempo. Tal proposta consiste no conjunto de concepções que sugerem a continuidade como critério de reidentificação das pessoas. Apresentaremos a concepção de continuidade psicológica e, em seguida, avaliaremos seus alcances e limites no que se refere ao problema da identidade pessoal. Discutiremos também a noção de unidade que se pode extrair dos critérios de continuidade, bem como a possibilidade de se conceber a permanência da identidade pessoal por referência a essa noção de unidade. Por fim, apresentaremos algumas sugestões para dar prosseguimento à investigação do problema da identidade pessoal.
Abstract:
This article intends to analyse a proposal for the solution of the problem of personal identity over time. This proposal consists of the set of conceptions that suggest the continuity as a criterion of reidentification of people. We will present the conception of psychological continuity and, after that, we will evaluate its strong and weak points referring to the problem of personal identity. We will also discuss the notion of unit that can be inferred from continuity criteria, as well as the possibility of conceiving permanence of personal identity by reference to this notion of unit. Finally, we will present some suggestions to the continuation of the inquiry of the problem of the personal identity.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4350
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4350
Palavras-Chave: Continuidade, Critérios de identidade pessoal, Identidade pessoal, Mesmidade, Substancialidade, Unidade
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions