A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA PARA A CONSTITUIÇAO DO SUJEITO NO ESTOICISMO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 02 (2009) • Revista Kínesis
Autor: Fabiano Incerti
Resumo:
O presente artigo objetiva analisar a importância da escuta para a constituição do sujeito estóico, a partir da noção de cuidado de si, estudada por Michel Foucault em seus últimos escritos. Numa das mais importantes escolas filosóficas da antiguidade, a escuta será um dos sentidos primordiais, tanto para a aquisição dos logos, dos discursos verdadeiros, que possibilitarão ao sujeito suportar a própria existência, bem como na direção espiritual, prática essencial para a formação do discípulo estóico. Nesse sentido serão fundamentais exercícios, técnicas e habilidades para o desenvolvimento de uma escuta acurada. Para uma hermenêutica de si no estoicismo é fundamental a crença de que se pode, com a ajuda de um profissional, falar a verdade sobre si mesmo e de que igualmente alguém está apto a ouvir essa verdade. A escuta é condição ontológica de um cuidado de si. Não há subjetividade e verdade sem a possibilidade de escuta.
Abstract:
The present article aims to analyze the importance of the hearing for the constitution of the subject in the stoicism, starting from the care notion of oneself, studied by Michel Foucault in his last writings. At one of the most philosophical schools of the antiquity, the hearing will be one of the primordial senses, so much for the acquisition of the logos, of the true speeches, which will make it possible for the subject to bear his/her own existence, as well as in relation to the spiritual direction, which is the essential practice for the formation of the stoic disciple. In that sense they will be fundamental exercises, techniques and abilities for the development of an accurate hearing. For one to have the hermeneutics of oneself in the stoicism it is fundamental to have the faith that one can, with the help of a professional, say the truth about oneself knowing that somebody else is capable of hearing this truth. The hearing is the ontological condition of the care of oneself. There is no subjectivity and truth without the possibility of the hearing.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4307
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4307
Palavras-Chave: Escuta, Cuidado de si, Estoicismo, Michel Foucault
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions