KANT E OS ?SONHOS DE UM VISIONÁRIO?: UM ESCRITO PRÉ-CRÍTICO DE CUNHO CRÍTICO?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 02 (2009) • Revista Kínesis
Autor: Marcio Tadeu Girotti
Resumo:
Nossa proposta é apresentar argumentos que enfatizem a possibilidade do escrito kantiano “Sonhos de um visionário explicados por sonhos da metafísica” (1766) ser considerado como um possível escrito de virada crítica ou uma obra que contém elementos que supostamente conduziram Kant ao criticismo presente na Dissertação de 1770 e na Crítica da razão pura. A década de 1760 do período pré-crítico da filosofia kantiana é considerada como antidogmática ou mesmo um período de crítica ao racionalismo dogmático, em que Kant promove uma crítica à Escola Leibniz-wolffiana e busca fundamentar a metafísica como a ciência dos limites da razão. Podemos citar alguns dos elementos que permitem caracterizar a obra como contendo conteúdo de cunho crítico: espaço e tempo como formas para abarcar objetos sensíveis; a ilusão e confusão do entendimento em abarcar seres que estão fora do campo sensível; e este como garantia da validade objetiva dos conceitos racionais.
Abstract:
Our proposal is show arguments that emphasize the possibility of Kantian written “Dream of a visionary explained by dreams of metaphysics” (1766) be considered as a possible written ofcritical turn or a book that contains elements that allegedly led Kant to criticism present in the Dissertation of 1770 and in the Critique of pure reason. The decade of 1760 of pre-critic period of kantian philosophy is regarded as antidogmatic or even a period of criticism of the dogmatic rationalism, where Kant promotes a critique to Leibniz-wolffianian school and search to establish the metaphysics as the science of the limits of reason. We can cite some of the factors which allow us to characterize the work as containing a content of critical cachet: space and time as ways to cover sensitive objects, the illusion and confusion of understanding in embracing beings who are outside the sensitive field, and it aims to guarantee the objective validity of rational concepts.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4316
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4316
Palavras-Chave: Criticismo, Racionalismo dogmático, Sonhos de um visionário
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions