PARA ALÉM DA MORTE DE DEUS
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 02 (2009) • Revista Kínesis
Autor: Martha de Almeida
Resumo:
A morte de Deus é um tema bastante explorado na filosofia nietzschiana, entretanto esta questão nos remete a outras,como veremos neste artigo. Na história da Filosofia foi necessário, primeiramente, que se fundamentasse o “eu” para que pudéssemos alcançar a evidência de Deus. No entanto, se o próprio eu cartesiano é posto à prova, como poderemos fundamentar a existência de Deus? Assim, fomos desconstruindo em nossa análise os fundamentos da idéia de Deus até chegarmos ao que realmente nos importava: as perspectivas, os caminhos, as certezas que sobraram ao homem após a morte de Deus. Restaram, então, seguindo os passos do pensamento nietzschiano, a valorização do corpo como lugar de profunda experimentação e da terra como possibilidade de mudança e superação, aumentando assim a dimensão da responsabilidade humana consigo mesmo e com o meio em que vive.
Abstract:
The God’s death is a subject much explored at Nietzsche’s philosophy; although this question leads us to another questions, as we will see on this article. In the history of philosophy it was firstly needed to build the “self” in order to reach the evidence of God. Nevertheless, if the self of Descartes is tested; how could we possibly construct the concept of God’s existence? Like this, by unbuilding the idea of act that God, in our analysis, at the point we reach out, what really counts: perspectives, trends, certainties that have been left to men after God’s death. What remains then, after God’s death, following Nietzsche’s thoughts, are the body’s value like a place of deep experiences and the earth as a possibility of change and development; increasing then the dimensions of human responsibility towards itself and the environment where it lives.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4319
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4319
Palavras-Chave: Morte de Deus, Nietzsche, Eu, Corpo, Responsabilidade humana
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions