SCHOPENHAUER E A RAZÃO PRÁTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 02 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Vilmar Debona

Resumo:

No presente artigo analisamos, em primeira instância, alguns aspectos da interpretação realizada por Schopenhauer sobre a razão prática de Kant. Para tanto, sublinhamos que a crítica schopenhaueriana de tal conceito e da moral imperativa kantiana pode ser apreendida mediante o elogio que Schopenhauer tece à filosofia teórica em geral de Kant. Em seguida, atentamos para o que aquele pensador entende por razão prática especificamente a partir de noções presentes em O mundo como vontade e como representação, na Crítica da filosofia kantiana e em Sobre o fundamento da moral.

Abstract:

In this paper we analyze, in the first instance, some aspects of the interpretation made by Schopenhauer about the practical reason of Kant. For this, we emphasize that the schopenhauerien critique of this concept and the kantian moral imperative can be seized by the praise that Schopenhauer made to the general theoretical philosophy of Kant. Then we look for what the thinker believes by practical reason from concepts in The world as will and representation, in Critique of the kantian philosophy and On the basis of morality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4323

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4323

Palavras-Chave: Schopenhauer, Razão prática, Kant, Moral

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions