NATUREZA HUMANA E POLÍTICA: O PONTO DE VISTA CHOMSKIANO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 02 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Leonardo Borges Reis

Resumo:

No presente artigo temos por objetivo apresentar as relações existentes entre os tópicos de filosofia da linguagem e teoria social, encontrados na obra do lingüista e ativista político Noam Chomsky. Na primeira parte do artigo demonstramos sob quais condições teóricas tornamse possíveis as relações entre linguagem e política. Na segunda parte do artigo, depois de estabelecido o contorno do conceito de natureza humana, através do chamado modelo sugestivo, inerente a capacidade cognitiva da criatividade lingüística, apontamos então, o conteúdo da teoria social engendrada por Chomsky.

Abstract:

In the present article we have as objective presents the existent relations between the topics of human anture and politics, found in the work of the linguist and political activist Noam Chomsky. In the first part of the article we demonstrate under which theoretical conditions the relations become possible between language and politics. In the second part of the article, after established which the outline of the concept of human nature, through that model, inherent in the cognitive capacities of the linguistics creativity, we point the content of the social theory dreamed up by Chomsky.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4325

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4325

Palavras-Chave: Filosofia da linguagem, Natureza Humana, Política

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions