A IDEIA DE ESTADO EM HEGEL
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 13 n. 34 (2021) • Revista Kínesis
Autor: Nayara Sandrin da Cruz
Resumo:
Nosso debate perpassa o domínio da eticidade, que para o autor G.W.F. Hegel é o terreno do espírito objetivo, composto por três momentos essenciais: Família, Sociedade Civil-Burguesa e Estado. Para Hegel, Família e Sociedade Civil-Burguesa são os momentos anteriores à constituição do Estado, e são superados por ele por não serem capazes de conduzir os sujeitos a uma universalidade absoluta. Para o autor, somente o Estado é capaz de mediar o universal e o particular, tornando a vida em comunidade mais harmônica. Portanto, embora o Estado pareça um simples resultado do desenvolvimento da Família e da Sociedade Civil-Burguesa, para o autor ele é a verdade de ambos. Para Hegel, o Estado ideal é efetivado por meio de uma monarquia constitucional e o monarca como poder soberano é o responsável por ligar os sujeitos ao Estado, garantindo a manutenção da unidade.
Abstract:
Our debate runs through the domain of ethics, which for the author G.W.F. Hegel is the ground of the objective spirit, composed of three essential moments: Family, Civil Society and the State. For Hegel, Family and Civil Society are the moments prior to the constitution of the State and are overcome by it because they are not competent to provide an absolute
universality. For the author, only the State is able to mediate the universal and the particular, making life in community more harmonious. Therefore, although the State appears to be a simple result of the development of the Family and Civil Society, for the author it is the truth of both. For Hegel, the ideal State is made effective through a constitutional monarchy and the monarch as a sovereign power is responsible for connecting subjects to the State, ensuring the maintenance of unity.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p21-34
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12134
Palavras-Chave: Família, Sociedade Civil-Burguesa, Estado
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions