O NOVO EQUILÍBRIO REAGAN-GORBACHEV

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 13 n. 34 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Érica Salatini; Rafael Salatini

Resumo:

O texto analisa o encontro entre o presidente estadunidense Ronald Reagan e o primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, em Washington, em 08 de dezembro de 1987, para assinar um tratado de diminuição das armas nucleares, que fora firmado em Genebra, em 24 de novembro de 1987, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, conhecido como Tratado INF (de Intermediate-Range Nuclear Forces), promovendo uma distensão entre as duas grandes potências da Guerra Fria. Tal evento é analisado em comparação com os objetivos pacifistas da ONU e a política de equilíbrio de poder entre os Estados, a partir do que Norberto Bobbio questiona os rumos do sistema internacional no final dos anos 1980.

Abstract:

The text analyzes the meeting between US President Ronald Reagan and Soviet Prime Minister Mikhail Gorbachev in Washington on December 8, 1987 to sign a nuclear arms reduction treaty, which was signed in Geneva on November 24, 1987, the Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty, known as the INF (Intermediate-Range Nuclear Forces) Treaty, promoting a distension between the two great powers of the Cold War. Such an event is analyzed in comparison with the pacifist goals of the UN and the policy of balance of power among States, from which Norberto Bobbio questions the course of the international system in the late 1980s.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p394-400

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12156

Palavras-Chave: Ronald Reagan, Mikhail Gorbachev, Nuclear Forces of Intermediate Scope, Nuclear weapons, . International system

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions