COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS SOBRE OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Ana Kelly Ferreira Souto Pinto, José João Neves Barbosa Vicente

Resumo:

Santo Agostinho, como se sabe, foi um filósofo cristão profundamente comprometido com as questões religiosas referentes ao cristianismo, mas também é preciso destacar que ele contribuiu substancialmente para a compreensão de diversos assuntos e temas relevantes e indispensáveis a todos nós, tornando-se assim, uma das figuras mais importante do pensamento ocidental. Em um dos seus livros intitulado O mestre, não é difícil perceber, por exemplo, alguns aspectos pedagógicos desse pensador que merecem não apenas ser apresentados, mas também debatidos como uma contribuição importante para a compreensão do sentido e da função da educação. Neste artigo, no entanto, o objetivo não é discutir ou problematizar os aspectos pedagógicos do pensamento de Agostinho presentes em seu livro O mestre, mas sim apresentá-los e comentá-los de forma breve e introdutória, a partir de estudos realizados por alguns autores, pesquisadores e estudiosos da sua obra.

Abstract:

St. Augustine, as it is known, was a Christian philosopher deeply committed to religious issues related to Christianity, but it is also important to highlight that he contributed substantially to the understanding of several subjects and themes that are relevant and indispensable to all of us, thus becoming one of the most important figures of Western thought. In one of his books entitled The Master, it is not difficult to notice, for example, some pedagogical aspects of this thinker that deserve not only to be presented, but also debated as an important contribution to the understanding of the meaning and function of education. In this article, however, the objective is not to discuss or problematize the pedagogical aspects of Augustine's thought present in his book The Master, but rather to present and comment on them in a brief and introductory way, based on studies carried out by some authors, researchers, and scholars of his work.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p1-12

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12729

Palavras-Chave: Agostinho, Linguagem, Ensinar e aprender, Interioridade, Mestre

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions