CETICISMO E CRITICISMO: ALICERCES DE UMA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: André de Oliveira Zorzato

Resumo:

O presente artigo procura demonstrar, a partir de uma análise teórica e qualitativa, a diferença existente entre o significado dos conceitos de ceticismo e criticismo que muitas vezes foram empregados de forma inapropriada ao longo da tradição filosófica. O objetivo aqui é tentar desfazer certas confusões causadas pelo mal entendimento de tais concepções e, também, o de revelar o quanto estas duas linhas de pensamento foram responsáveis pelo surgimento da Teoria do Conhecimento (Epistemologia) por meio da reflexão de dois grandes filósofos críticos na história da filosofia. Através de uma investigação bibliográfica e de uma abordagem puramente teórica, este trabalho consiste em apresentar como pano de fundo um paralelo entre o pensamento crítico de Kant e de Wittgenstein a respeito do tema acima exposto. A intenção é de mostrar como as contribuições críticas destes dois grandes pensadores foram importantes no enfrentamento ao discurso cético para fundamentação epistemológica. Enfim, fica demonstrado neste artigo, também, o quanto os pensamentos céticos e críticos alicerçam tanto a Filosofia Contemporânea como a Epistemologia atual.

Abstract:

This article shows, from a theoretical and qualitative analysis, the difference between the meaning of the concepts of skepticism and criticism that often were used inappropriately along the philosophical tradition. The goal here is to try to undo some confusion caused by poor understanding of these concepts and also to reveal how these two lines of thought were responsible for the emergence of the Theory of Knowledge (Epistemology) through the reflection of two major critical philosophers in history of philosophy. Through a bibliographical research and a purely theoretical approach, this work is to present the background of a parallel between the critical thinking of Kant and Wittgenstein about the above topic. The intention is to show how the critical contributions of these two great thinkers were important in addressing the skeptic speech to epistemological foundation. In the end, it is shown in this article, too, as the skeptical thoughts and critics both undergird the Contemporary Philosophy as the current Epistemology.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p13-28

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12730

Palavras-Chave: Ceticismo, Criticismo, Epistemologia

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions