O CONCEITO DE ESCLARECIMENTO E O EDUCAR EMANCIPATÓRIO EM THEODOR ADORNO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Emanuelle Beserra de Oliveira, Hildemar Luiz Rech

Resumo:

A partir do conceito de esclarecimento desenvolvido por Theodor Adorno pretende-se lançar um olhar acerca dos problemas enfrentados pela educação contemporânea a fim de identificar o processo de semiformação oriundo de uma sociedade que se afirma esclarecida. Com o advento da ciência e do avanço tecnológico, a humanidade acredita ter atingido a autonomia necessária para conduzir de maneira livre suas escolhas. Estaria o homem em seu mais alto grau de esclarecimento? O que se percebe é uma sociedade cada vez mais submissa aos moldes que lhe são impostos. Desde a metade do séc. XX até os dias atuais a preocupação acerca do papel educacional se intensificou, isto porque o mundo sofreu significativas mudanças e passou a colocar lado a lado os modelos retrógrados de ensinar e as novas tecnologias que se apresentam. O avanço tecnológico por sua vez condiciona o homem a uma nova forma de dominação, o da racionalidade técnica. Neste contexto nasce o homem semi formado, dotado de uma educação incompleta, ausente de reflexões críticas e ativas. Será diante desse quadro apresentado que deve-se pensar os desafios da educação contemporânea, no qual lançamos a pergunta: diante de um mundo de barbárie onde a emancipação se consolidará?

Abstract:

Based on the concept of clarification developed by Theodor Adorno, it is intended to take a look at the problems faced by contemporary education in order to identify the process of semi-formation arising from a society that claims to be enlightened. With the advent of science and technological advancement, humanity believes that it has achieved the necessary autonomy to freely conduct its choices, would man be in his highest degree of enlightenment? What is perceived is a society increasingly submissive to the molds imposed on it. Since the middle of the century. XX up to the present day the concern about the educational role has intensified, this because the world has undergone significant changes and started to place side by side the backward models of teaching the new technologies that are presented. Technological advances in turn condition man to a new form of domination, that of technical rationality. In this context the semi-formed man is born, endowed with an incomplete education, absent from critical and active reflections. It will be in the face of this presented framework that we must think about the challenges of contemporary education, where we pose the question: in the face of a world of barbarism where emancipation will be consolidated?

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p79-93

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12734

Palavras-Chave: Educação, Adorno, Teoria Crítica, Formação

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions