O CETICISMO EM HUME E SUA ATUAÇÃO NA DELIMITAÇÃO DA RAZÃO HUMANA E NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA NATURALISTA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis
Autor: Jonathan Alvarenga
Resumo:
Neste artigo, a partir das obras Tratado da natureza humana e Investigações sobre o entendimento humano, de Hume, pretendemos discutir como se dá a inserção do ceticismo no pensamento humeano acerca dos limites da razão e na elaboração de uma proposta naturalista para se fazer ciência, buscando nos questionar como ele se relaciona com esse sistema, ao tratar sobre o tema antes dito. Para atingirmos nossos objetivos aqui propostos, iremos primeiramente discutir a proximidade de Hume com o ceticismo acadêmico e seu distanciamento em relação ao ceticismo pirrônico. Depois, veremos como se dá a possibilidade do conhecimento e a função da probabilidade no entendimento humano, segundo o filósofo escocês. Por fim, buscaremos entender como é possível que o naturalismo surja de tal cenário e se mantenha enquanto apresenta uma alternativa à suspensão do juízo ou à afirmações dogmáticas que, segundo o filósofo escocês, em boa parte das vezes, são injustificadas e indemonstráveis. Assim, veremos em qual medida podemos relacionar Hume com o dogmatismo e com o ceticismo, além de evidenciarmos até que ponto o ceticismo pode beneficiar a investigação científica, segundo o autor.
Abstract:
In this paper, from the books Treatise of Human Nature and Enquiry concerning Human Understanding, by Hume, we’ll pretend to discuss the skepticism insertion in Humean thought about of limits of reason and in developing a science naturalistic proposal, seeking to question ourselves by what means he relates with this system, when dealing about the aforementioned theme. To answer these questions, we’ll firstly discuss the Hume proximity with academical skepticism and your distancing from Pyrrhonism skepticism. After, we’ll see knowledge is made possible and the probability function in human understanding, according to Scottish philosopher. Finally, we’ll search to understand how it is possible that naturalism emerges in this scenario and maintain itself while presenting an alternative to judge suspend or to dogmatic statements that, according to Scottish philosopher, for the most part, are unjustified and indemonstrable. So, we’ll see to what extend we can relate Hume with dogmatism and with skepticism, in addition to highlighting the extent to which skepticism can benefit scientific inquiry, according to the author.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p181-198
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12742
Palavras-Chave: Hume, Ceticismo, Filosofia moderna, Naturalismo
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions