SOBRE A MORAL DO DEVER-SER DE KANT: ESCOLHA DA MORAL DO DEVER-SER E GARANTIAS PARA PODER-ACONTECER
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis
Autor: Jefferson Martins Cassiano
Resumo:
Este artigo reflete sobre a escolha de Kant por uma moral do dever-ser para sua filosofia prática. Para tanto, investiga-se os domínios escolhidos pelo filósofo para sustentar sua argumentação e os processos de subjetivação que dão "garantias" para a moral do dever-ser poder acontecer. O artigo se desenvolve em três partes: apresentação da questão filosófica: ser-dever-ser; preleção dos domínios do costume, doutrinas ético-legais e autoridade; e arguição sobre a importância da obrigação, obediência e comando na moral do dever-ser. O artigo questiona que Kant, apesar do aspecto formal, considera sua filosofia prática exequível. Diante disso, segue uma discussão na qual o dever é apresentado tanto como princípio fundamental da consciência moral quanto como aspecto inerente ao comportamento humano. Logo, a hipótese analisada busca destacar como a influência do contexto cultural disciplinar pode ter contribuído para a teoria moral kantiana. A conclusão considera que a harmonia entre moral e dever envolve processos de subjetivação aptos a prestar 'garantias' à moral do dever-ser.
Abstract:
This paper reflects on Kant’s choice for an ought-to-be moral in his practical philosophy. Therefore, it investigates the domains chosen by the philosopher to support his argument and the processes of subjectivation that provide “guarantees” from the morality of ought-to-be to may-happen. The paper is developed in three parts: presentation of the is-ought philosophical problem; preparation on the domains of morals, ethical-legal doctrines, and authority; and an argument about the importance of obligation, obedience, and command in the morality of ought-to-be. The paper questions that Kant, despite the formal aspect, considers his practical philosophy achievable. From that follows a discussion in which duty is presented both as a fundamental principle of moral conscience and an inherent human behavior aspect. Then, the analyzed hypothesis seeks to stress how the influence of the disciplinary cultural context may have contributed to the Kantian morality theory. The conclusion considers that the harmony between morality and duty involves processes of subjectivation capable of providing “guarantees” to the morality of the ought-to-be.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p217-240
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13585
Palavras-Chave: Kant, Moral, Dever-ser, Filosofia prática, Subjetivação
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions