SORTE MORAL: EXPONDO OBJEÇÕES AOS CONTRAFACTUAIS DE ZIMMERMAN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: João Victor Rosauro

Resumo:

Nós geralmente defendemos a intuição de que a moralidade é uma questão de mérito, ou seja, nós não deveríamos considerar a sorte (fatores que os agentes não controlam) na hora de atribuirmos responsabilidade, censura ou elogio. Entretanto, um fenômeno chamado “sorte moral” nos mostra que a sorte pode ser praticamente onipresente em nossos assuntos morais, ameaçando o mérito e apresentando um problema em nossas intuições. Todavia, Zimermman procurou argumentar, partindo de uma estratégia contrafactual, contra a relevância da participação da sorte na moralidade. Dito isso, os objetivos do trabalho são: expor os argumentos de Zimmerman e apresentar algumas objeções de Robert Hartman ao autor. Para atingir meus objetivos o trabalho será dividido em três partes: na primeira, juntamente a introdução, buscarei familiarizar o leitor com o fenômeno da sorte moral. Na segunda, irei apresentar os argumentos de Zimmerman, com intenção de esclarecer sua estratégia contrafactual e seus conceitos morais. E na terceira, irei apresentar algumas objeções que partem principalmente de Hartman a respeito da qualidade e quantidade de censura e elogio, sobre a motivação moral, bem como a respeito da
falta da função comunicativa da censura no modelo contrafactual visto.

Abstract:

We usually defend the intuition that morality is a matter of merit, that is, we should not be influenced by luck (factors beyond the agent’s control) at the time we make moral judgments, like blame or praise. However, a phenomenon named “moral luck” shows us that luck is practically ubiquitous in our moral practice, leaving the idea of merit threatened and presenting us a problem about our intuitions. Nevertheless, Zimmerman argued by a counterfactual strategy against the acceptance of luck taking part in morality. With this in mind, the article’s objectives are: to show Zimmerman’s argumentation, as well as present some objections made by Robert Hartman to him. To achieve my objectives, the article will be organized into three parts: in the first one, together with the introduction, I will familiarize the reader with the phenomenon of moral luck. In the second one, I will present Zimmerman’s arguments aiming to make clear his strategy about counterfactuals and his moral concepts. In the third one, I will show mainly some of Hartman’s objections about the quality and quantity of moral praise and blame, moral motivation, as well as about the lacking of communication feature in the blame model seen.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p241-262

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13586

Palavras-Chave: Sorte Moral, Zimmerman, Juízos Morais, Contrafactuais

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions