NEM VERDADE NEM 'MERA OPINIÃO': SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA OPINIÃO VERDADEIRA EM HANNAH ARENDT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Kelly Janaína Souza da Silva

Resumo:

O tema da opinião e da verdade no pensamento político de Hannah Arendt é alvo de muitas polêmicas, tendo sido a pensadora, inclusive, apontada como “antiverdade” no espaço público. Com o intuito de percorrer os caminhos sobre os quais Arendt trata da verdade e da política em seus escritos, esse artigo visa a reconstruir a discussão em torno da dóxa em Arendt, dando ênfase especial aos ensaios Sócrates (ou Filosofia e Política - 1954) e Verdade e Política (1967). Tem-se em vista articular o pensamento arendtiano a partir do viés socrático, e não platônico, trabalhando com a hipótese de uma noção alternativa de verdade em conciliação com a esfera pública. Parte-se, portanto, à formulação de uma opinião política que leve em conta o reconhecimento dos fatos e a veracidade pessoal daquele que formula a opinião; o que consideramos uma opinião verdadeira.

Abstract:

The theme of opinion and truth in Arendt's political thought is the nucleus of many controversies, and she was even pointed out as “antiverity” in the public space. To trace the paths in which Arendt deals with truth and politics in her writings, this article aims to reconstruct the discussion around the Doxa in Arendt’s writings, with special emphasis on the essays Socrates (or Philosophy and Politics - 1954) and Truth and Politics (1967). Thus, the objective is to articulate her thinking from the Socratic perspective and not the Platonic one as it is usually done. Our main point works with the hypothesis that there is an alternative notion of truth in conciliation with the public sphere; starting from the formulation of a political opinion that should take into account the recognition of the facts and the personal veracity of the one who formulates the opinion.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p263-287

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13587

Palavras-Chave: Dóxa, Opinião, Verdade e Política

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions