VIRTUDE MORAL COMO DISPOSIÇÃO EMOCIONAL: UMA LEITURA DE EN II.5
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis
Autor: Mariano Bay de Araújo
Resumo:
Na primeira parte da definição de virtude moral, na Ética Nicomaqueia, Aristóteles afirma que a virtude deve ser uma emoção (pathos), uma capacidade (dynamis), ou uma disposição (hexis) e apresenta um argumento com o objetivo de sustentar que a virtude é uma disposição. Uma maneira de tentar entender o que acontece em II.5 é observar que Aristóteles está lidando com qualidades e buscar nas Categorias uma explicação para o que é feito na EN. Ainda que ajude a entender em geral o que são afecções (pathe), capacidades e disposições, o recurso às Cat. não dá conta de certas especificidades do contexto da EN. Cat. não fornece nenhuma pista que nos ajude a entender, por exemplo, por que capacidades e disposições são caracterizadas em função das emoções. O objetivo deste artigo é propor uma leitura de EN II.5 que atente mais para o que é desenvolvido na própria EN do que em outros textos. Nesse sentido, sustentarei que o que está em jogo no referido capítulo é a relação entre virtude e emoção e que o resultado da primeira parte da definição da virtude moral é que a virtude é uma disposição emocional.
Abstract:
In the first part of the Nicomachean Ethics’ definition of moral virtue, Aristotle claims that virtue must be an emotion (pathos), a capacity (dynamis) or a disposition (hexis), then introducing an argument to support that virtue is a disposition. One way to try to understand what is going on in II.5 is to acknowledge that Aristotle is dealing with qualities and look at the Categories for an account of what the NE achieves in this respect. Though this helps us to understand in general what affections (pathe), capacities, and dispositions are, the appeal to Cat. cannot handle some specificities of the NE’s context. Cat. does not provide any clue, for instance, as to why capacities and dispositions are closely connected to emotions. The purpose of this paper is to offer a reading of NE II.5 that focuses more on what is being developed in NE than in other texts. Thus, I will hold that what is at stake in the referred chapter is the relationship between virtue and emotion and that the outcome of the first part of the definition of moral virtue is that virtue is an emotional disposition.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p340-352
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13591
Palavras-Chave: Aristóteles, Ética Nicomaqueia, Virtude moral, Emoções
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions