MAX SCHELER E A CRÍTICA AO FORMALISMO DA MORAL KANTIANA: PRELIMINARES PARA UMA ÉTICA FENOMENOLÓGICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Paula Feijó de Medeiros

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar o ponto central da crítica de Max Scheler à moral kantiana e confrontar seus argumentos com o próprio texto de Kant. Para tanto, seguiremos como fio condutor as considerações de Scheler sobre as relações estabelecidas por Kant entre o a priori e o formal conforme apresentadas em Der Formalismus in der Ethik und die Materiale Wertethik, assim como sua defesa da existência de um a priori não-formal. Em paralelo à exposição dos argumentos de Scheler, procuraremos explorar a proposta moral de Kant apresentada na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Por fim, pretendemos mostrar como essa proposta de alteração da noção do a priori contribui para a fundamentação de uma ética fenomenológica.

Abstract:

This paper aims to present the central point of Max Scheler's critique of kantian morality and to confront his arguments with Kant's own writings. To this end, we will follow Scheler's considerations on the relations established by Kant between the a priori and the formal as presented in Der Formalismus in der Ethik und die Materiale Wertethik, as well as his defense of the existence of a non-formal a priori. In parallel to the presentation of Scheler's arguments, we will try to explore Kant's moral proposal presented in the Groundwork of the Metaphysics of Morals. Finally, we intend to show how this proposal to change the notion of the a priori contributes to the foundation of a phenomenological ethics.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p353-371

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13596

Palavras-Chave: Kant, Scheler, Moral, Formalismo, Fenomenologia

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions