A New Mind for a New Aesthetics

2011, Tomo 67, Fasc. 3. • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: ANDREA LAVAZZA, RICCARDO MANZOTTI

Resumo:

Embora a extensão da dependência entre teorias da estética e modelos da mente seja uma questão de aceso debate, é justo afirmar que as abordagens actuais da consciência sugerem novas perspectivas sobre a natureza da experiência estética. As recentes descobertas da neurociência têm afetado a nossa forma de ver a estética e a arte. Todavia, enquanto é frequentemente sugerido que a neurociência vai, em breve, obter uma descrição completa da natureza da mente e, portanto, da experiência estética, aqui consideram-se as consequências da recente bifurcação teórica a respeito da localização da mente (ou seja, as posições externalistas versus internalistas). A partir deste ponto de vista, as questões da unidade e do significado são usadas para investigar a natureza da experiência estética e da arte. A discussão baseia-se na distinção de William James entre núcleo e periferia, levando a uma perspectiva de convergência entre a psicologia, a fenomenologia e a neurociência. Por fim, a arte é explorada como uma janela para olhar para dentro de aspectos fundamentais da vida mental, quer por meio dos recentes resultados de imagens do cérebro, quer através dos modelos mais abrangentes da mente.

Abstract:

While the extent of the dependence between theories of aesthetics and models of the mind is a matter of lively debate, it is fair to claim that current approaches to consciousness suggest new perspectives about the nature of aesthetic experience. Recent findings of neuroscience have affected how we see aesthetics and art. Nevertheless, while it is often suggested that neuroscience will soon offer a comprehensive account of the nature of mind and thus of aesthetic experience, here we consider the consequences on the recent theoretical bifurcation as to where mind is located (namely the externalist vs. the internalist stance). From such a view, the issues of unity and meaning are used to probe into the nature of aesthetic experience and art. The discussion draws upon William James’ distinction between nucleus and fringe and puts forward a converging perspective between psychology, phenomenology and neuroscience. Eventually, art is exploited as a window to peer inside fundamental aspects of mental life by means both of recent brain imaging results and more extended models of the mind.

Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=153

Palavras-Chave: externalismo,modelos da mente,neurociência,un

Revista Portuguesa de Filosofia

A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) foi fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.

A RPF, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias (português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano). Todos os artigos são revistos inter pares (peers review), mediante o sistema de avaliação anónima (double-blind).

Os artigos publicados na RPF são indexados e referenciados pelas seguintes bases de dados e repertórios bibliográficos: The Philosophers's Index (Ohio, USA); International Philosophical Bibliography / Répertoire Bibliographique de la Philosophie (Louvain, Bélgica); Francis-Bulletin Signalétique (CNRS, INIST - França); Ulrich's International Periodicals Directory (New York, USA); Internationale Bibliographie Geistes und Sozialwissenschaftlicher Zeitschriftenliteratur (IBZ - Alemanha); Dialnet (Logroño, Espanha); JSTOR (Michigan, EUA).