CRÍTICA À METAFÍSICA ANALÍTICA CONTEMPORÂNEA E REPOSICIONAMENTO DA METAFÍSICA FACE À CIÊNCIA

2012, Volume 68, Fasc. 1-2 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: Ricardo Barroso Batista

Resumo:

O presente artigo brota da verificação de que a metafísica mantém uma relação complicada com a ciência. Para compreender a natureza deste problemática o autor percorre a história da relação entre estas duas áreas de estudo, focando-se no ponto decisivo dessa história que foi o surgimento do neopositivismo. O autor argumenta que durante o processo de reabilitação e ascensão da metafísica, logo após a queda do neopositivismo, os metafísicos em vez de procurarem diminuir o hiato com a ciência, acabaram por adoptar uma abordagem ainda mais autónoma desta. O autor procura mostrar que esta viragem tem origem no cerne da própria metafísica analítica, pelo que neste artigo se revisita o processo de reabilitação da metafísica com Quine, passando para a ascensão da modalidade a posteriori com Kripke. Evidencia-se que é nesta última fase que reside subtilmente a parte da mesma filosofia que causou a queda da metafísica. O autor argumenta que os principais factores que motivaram um afastamento das comunidades metafísica e científica, e a consequente posição de autonomia daquela, resultaram do facto da metafísica analítica contemporânea manter implicitamente uma forma de teoria deflacionista da verdade e de não-factualismo, que conduziu a uma posição anti-realista com todas as suas consequências. Por último, o autor propõe um reposicionamento da metafísica, a partir do conceito de união em complementaridade suportado por um realismo e compromisso ôntico com a Verdade. 

ISSN: 0870-5283; 2183-461X

DOI: http://doi.org/10.17990/RPF/2012_68_1_0147

Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=170

Palavras-Chave: Filosofia da Ciência,Metafísica,Metafísica An

Revista Portuguesa de Filosofia

A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) foi fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.

A RPF, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias (português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano). Todos os artigos são revistos inter pares (peers review), mediante o sistema de avaliação anónima (double-blind).

Os artigos publicados na RPF são indexados e referenciados pelas seguintes bases de dados e repertórios bibliográficos: The Philosophers's Index (Ohio, USA); International Philosophical Bibliography / Répertoire Bibliographique de la Philosophie (Louvain, Bélgica); Francis-Bulletin Signalétique (CNRS, INIST - França); Ulrich's International Periodicals Directory (New York, USA); Internationale Bibliographie Geistes und Sozialwissenschaftlicher Zeitschriftenliteratur (IBZ - Alemanha); Dialnet (Logroño, Espanha); JSTOR (Michigan, EUA).