Natureza Humana e Projeto: O Pseudodilema Kantiano e a Originalidade Tomista

2012, V.68, N.3 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: CARLOS FREDERICO GURGEL CALVET DA SILVEIRA; SERGIO DE SOUZA SALLES

Resumo:

A natureza humana é fundamento e não meramente projeto regulador das ações. Ao se considerar Kant o divisor de águas para uma nova concepção do homem, na medida em que ele distingue o homem numênico do homem fenomênico, reconhece-se que a tradição filosófica pós-kantiana passou a considerar a natureza humana não como fundamento mas projeto do ser humano. Por outro lado, pretende-se mostrar aqui que a distinção kantiana é devedora não somente do seu princípio transcendental, mas também de certas fontes históricas do seu pensamento, especialmente a escolástica. As filosofias posteriores ao kantismo desenvolveram esse ideal da natureza humana como projeto, neste caso, individual. A partir da retomada do conceito original de natureza humana fundada no ato de ser descoberto por São Tomás de Aquino, pretende-se demonstrar que a dicotomia kantiana, não obstante toda sua influência histórica, pode ser revertida em favor da unidade dinâmica do ser e do agir na pessoa humana.

Abstract:

Human nature is the foundation and not merely a project regulatory of human actions. When we consider Kant the turning point to a new conception of man, insofar as it distinguishes noumenal man from phenomenal man, it is recognized that the post-Kantian philosophical tradition began to consider human nature not as the foundation of human actions but as a project of humanity. Moreover, we intend to show here that the Kantian distinction is indebted not only to its transcendental principle, but also to certain historical sources of his thought, especially scholasticism. The post-Kantian philosophies developed this ideal of human nature as a project, in this case, individual project. From the resumption of the original concept of human nature founded on the act of being discovered by St. Thomas Aquinas, we intend to demonstrate that the Kantian dichotomy, despite all its historical influence, can be reversed in favor of the dynamic unity of being and acting in the human person.

Texto Completo: http://rpf.pt/images/sobipro/entriesabstract/2012/3/2012_68_3_391.pdf

Palavras-Chave: Natureza humana,ato de ser,homem numênico,hom

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