Zubiri, la vía de la Verdad, la Vía de la Opinión y la Cuestión de la Sustancia
2013, V.69, N.1 • Revista Portuguesa de Filosofia
Autor: VÍCTOR M. TIRADO SAN JUAN
Resumo:
A minha intenção neste artigo é múltipla. Pretendo defender a minha interpretação do pensamento de Zubiri como pensamento metafísico e não como outra modalidade do pensamento hermenêutico pós-moderno. Para isso colocarei Zubiri a dialogar com a tradição em torno do problema da substância, que se levanta já de maneira decisiva no Poema de Parménides. A tese que defendo é a de que a via da verdade é possível para o homem, que o homem não está condenado a resignar-se permanecendo errante no caminho da mera opinião, que isso é assim porque algo assim como a substância (segundo o conceito da metafísica) se dá na realidade. Portanto, faço uma crítica – que pretendo fundamentar em descrições fenomenológicas – da crítica pós-moderna ao conceito de substância. Isso quer dizer, do ponto de vista da inteligência, que há um logos (no sentido zubiriano) descritivo, que não é puramente construtivo e interpretativo, e que, portanto, o conceito é um elemento fundamental do logos, graças ao qual a inteligência ilumina as coisas reais no que são de si, dadas de algum modo já na apreensão primordial de realidade.
Abstract:
My intention in this article is manifold. I intend to defend my interpretation of the thought of Zubiri as metaphysical thought and not as another type of the postmodern hermeneutical thought. To do this I will put Zubiri in dialogue with tradition concerning the problem of substance, which already arises decisively in the Parmenides’ Poem. The thesis I defend is that the way of truth is possible for man, that man is not constrained to remain wandering on the way of mere opinion, and that it is this way because something like substance (according to the concept of metaphysics) occurs in reality. Therefore, I do a critique –which claims to be based on phenomenological descriptions– of postmodern criticism to the concept of substance. From the point of view of intelligence this means that there is a logos (in the Zubirian sense) that is descriptive, not purely constructive and interpretative, and therefore the concept is a key element of the logos by which intelligence illuminates the real things in what they are “de suyo” (from themselves), those things already given in some way in primordial apprehension of reality.
Texto Completo: http://rpf.pt/images/sobipro/entriesabstract/2013/1/2013_69_1_57.pdf
Palavras-Chave: cepticismo, inteligência,logos,metafísica,Sub
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