Vestígios de Gesto: a Escritura do Roteiro de Glauber Rocha

2013, V.69, N.3-4 • Revista Portuguesa de Filosofia

Autor: NAYLA MENDES RAMALHO

Resumo:

O  presente trabalho é uma investigação acerca de como construir uma relação com um objeto artístico, mais precisamente com a versão não finalizada do roteiro cinematográfico de Glauber Rocha, Terra em Transe (1965). A filosofia de Henri Bergson (1925-1995), de Gilles Deleuze (1925-1995) e também o pensamento crítico do próprio Glauber Rocha (1939-1981), lidos atentamente, indicaram possíveis caminhos para a construção dessa relação entre pesquisa e obra. A partir das leituras filosóficas e da leitura sucessiva do roteiro, buscamos construir um texto mais próximo do performativo, que fosse algo como uma continuidade ao movimento proposto pelo roteiro.

Abstract:

The present work is an investigation of how to build a relationship with an art object, more precisely with the unfinished version of the screenplay of Glauber Rocha, Terra em Transe (1965). The philosophy of Henri Bergson (1859-1941), Gilles Deleuze (1925-1995) and also the critical thinking of Glauber Rocha (1939-1981), read carefully, indicated possible ways to build this relationship between the research and the artistic work. From the philosophical readings and the successive reading of the script, we seek to build a text closer to the performative, that were something like a continuation of the movement proposed by the screenplay.

Texto Completo: http://rpf.pt/images/sobipro/entriesabstract/2013/3/2013_69_3_653.pdf

Palavras-Chave: arte,cinema novo,Glauber Rocha,Henri Bergson,

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