Kunstwerke als Artefakte
2015, V. 71, N. 4 • Revista Portuguesa de Filosofia
Autor: Christian Kanzian
Resumo:
Com este trabalho pretende-se oferecer uma análise ontológica das obras de arte, na aplicação de uma teoria geral dos artefactos. O contexto teórico é o da descrição da coisa – ou ontologia da substância. Os artefactos em geral e as obras de arte, em particular, são consideradas entidades dependentes da mente com uma identidade convencional. A construção teórica deste texto assenta em um diálogo aberto tanto com a teoria da arte como com os próprios artistas, especialmente com os artistas que se encontram no designado campo do “Objekt-Kunst”.
Abstract:
The aim of this article is an ontological analysis of works of art, in application of a general theory of artefacts. The theoretical context is a descriptive thing – or substance-ontology. Artefacts in general, and works of art particularly, are considered to be mind-dependent entities with conventional identity. The theory-building of the article relies on an open dialogue with theory of art and artists, especially those in the field of object-art (German: Objekt-Kunst).
ISSN: 0870-5283; 2183-461X
DOI: http://doi.org/10.17990/rpf/2015_71_4_0895
Texto Completo: https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=819
Palavras-Chave: artefactos,coisas,identidade convencional,obr
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